top of page
Buscar
  • Foto do escritorAssecon

Crescimento e expansão de empresas: a importância de um plano de expansão empresarial

Em um cenário empresarial dinâmico e competitivo, o desejo de crescimento e expansão é muito comum a organizações ambiciosas. No entanto, embarcar nessa jornada sem uma estratégia pode ser arriscado. 


É aqui que entra a importância de um sólido plano de expansão empresarial. Pensando nisso, ao longo deste post iremos abordar os seguintes pontos: 


  • O que é expansão empresarial; 

  • Por que pensar em expandir o negócio;

  • Estratégias de expansão empresarial; 

  • O que levar em conta ao considerar expandir o negócio


Vamos lá?


O que é expansão empresarial?


A expansão empresarial, como o próprio termo sugere, se trata de um processo em que uma empresa busca aumentar o seu alcance. Geralmente ocorre quando o negócio atinge o seu auge de crescimento, mas deseja continuar aumentando os seus lucros. 


Essa expansão pode ocorrer de diversas formas, por isso é muito importante que sejam traçadas estratégias que condizem com os objetivos específicos da empresa, do setor em que ela atua e das condições de mercado atuais. 


Por que pensar em expandir o negócio? 


São várias as razões pelas quais uma empresa pode considerar expandir seus negócios, e essas razões podem variar de acordo com a situação específica da empresa, o setor em que ela atua e seus objetivos estratégicos. 


Uma das razões mais comuns é o crescimento de receitas, já que a expansão pode ser vista como uma forma de atingir novos mercados, conquistar novos clientes ou até diversificar a oferta de serviços e produtos. 


Outro motivo que leva a optar pela expansão é para aproveitar as oportunidades de mercado, entrando em nichos específicos e explorando as tendências de consumo, por exemplo. Assim como ganhar vantagem competitiva, pois expandir para novas regiões ou diversificar os produtos, pode ajudar uma empresa a obter uma posição mais forte em relação à concorrência.


Um ponto principal também é o de atender a demanda crescente. Quando a procura pelos produtos ou serviços passa a crescer exponencialmente, a expansão pode ser necessária para atender a essa demanda e evitar a saturação do mercado.




Estratégias de expansão empresarial


Para realizar uma expansão, é indispensável que haja uma estratégia bem planejada e adequada para esse processo, considerando os objetivos específicos da empresa, do setor em que ela atua e das condições de mercado. 


Existem dois tipos principais de estratégias de expansão empresarial, sendo elas: 


  • Estratégia de expansão orgânica 


Esse tipo de estratégia, está relacionado ao crescimento interno da empresa, ou seja, se trata de expandir suas operações usando recursos internos, sem depender de fusões ou aquisições externas. 


Entre as formas mais comuns de expansão orgânica, estão: 

-Desenvolvimento de novos produtos ou serviços;

-Expansão geográfica:

-Desenvolvimento de novos canais de distribuição;

-Exploração de diferentes métodos de distribuição para alcançar novos clientes ou atingir segmentos de mercado não atendidos;

-Expansão online. 


  • Estratégia por Fusão ou Aquisição


Envolve a combinação de empresas já existentes para atingir objetivos específicos. As fusões ocorrem quando duas empresas decidem unir suas operações para formar uma única entidade, e ambas as empresas geralmente contribuem igualmente para a nova organização.


Já as aquisições envolvem uma empresa adquirindo a totalidade ou a maioria das ações de outra empresa, se tornando parte da empresa que a adquiriu. Essa estratégia permite que uma empresa entre em novos mercados rapidamente, e essa combinação pode resultar em sinergias, onde os custos operacionais são reduzidos, e as operações combinadas são mais eficientes.


Elas podem proporcionar acesso imediato a tecnologias, propriedade intelectual, talentos ou outros recursos que a empresa adquirente não possui.


Ambas as estratégias têm vantagens e desvantagens, a escolha entre uma delas irá depender dos fatores citados anteriormente. Algumas empresas também optam por uma combinação das estratégias, buscando uma abordagem híbrida para atingir seus objetivos.


O que levar em conta ao considerar expandir o negócio


Existem alguns elementos-chave para considerar no momento de expandir o negócio. Pensando nisso, vamos citar a seguir algumas práticas que podem te auxiliar nesse processo: 


1 - Comece realizando uma análise de mercado. Avaliar a demanda de mercado para os produtos ou serviços oferecidos, identificar concorrentes e analisar concorrência no novo mercado ou segmento, é indispensável para iniciar o planejamento da expansão. 


2 - Após a análise de mercado, faça também uma análise financeira, para entender a viabilidade da expansão, considerando custos de investimento, despesas operacionais e projeções de receitas. Além disso, busque analisar fontes de financiamento e estratégias para garantir recursos financeiros adequados.


3 - Faça um estudo de viabilidade abrangente, para avaliar os riscos e benefícios da expansão proposta, além de identificar possíveis obstáculos e desenvolver estratégias para superá-los.


4 - Realize também uma avaliação de recursos, ela será essencial para determinar se a empresa possui os recursos necessários para suportar a expansão, incluindo pessoal qualificado, tecnologia, instalações e capital.


5 - Por fim, mas bem importante, verifique os aspectos jurídicos e as regulamentações locais e requisitos legais no novo mercado, garantindo conformidade com leis e normas. Para isso, conte com um advogado qualificado e com um escritório de contabilidade para garantir que tudo esteja em ordem para essa expansão. 


Ao levar em conta esses fatores, será possível tomar decisões embasadas em informações e diminuir a chance de riscos associados à expansão, aumentando assim as chances de sucesso no novo mercado ou segmento.


-------


Clique aqui e conheça a Assecon! Somos um escritório de mentoria contábil localizado há 30 anos em Maringá, no Paraná. Trabalhamos com profissionais especializados em diversas áreas da contabilidade, buscando sempre garantir o crescimento do seu negócio.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page